Personal trainer na academia, vantagens desvantagens

Limite de alunos, fiscalização de horário e uso de uniformes obrigatórios podem ser alguns empecilhos na vida do personal trainer em academias.

Limite de alunos, fiscalização de horário e uso de uniformes obrigatórios podem ser alguns empecilhos na vida dopersonal traineremacademias.

Para muitas pessoas, treinar sozinho naacademianão é uma tarefa das mais fáceis. Grande parte, quando decide incluir aatividade físicana rotina, tende a se desmotivar e desistir. Assim, o mercado parapersonal trainercontinua aquecido, sendo crescente o número de pessoas que buscam um serviço qualificado e individualizado. “Todos querem ter umpersonal trainer, porém, esse serviço ainda é caro. Então, normalmente quem adquire o serviço são pessoas que gostam detreinar, querem resultados mais rápidos, precisam otimizar tempo, ou até mesmo, possuem necessidades físicas e desaúde”, afirma Sandro Guerreiro,personal trainer.

O que vale mais a pena para o Personal Trainer? Atuar dentro de academias ou buscar seu próprio espaço para realizar seu serviço?

Segundo Luiz Antonio Domingues Filho, proprietário do In Forma: Centro de Atividade Corporal, e sócio do Tudo Fit, existem vantagens e desvantagens ao profissional que opta trabalhar emacademias. “A principal vantagem começa pela parte estrutural, já que aacademiapossui recepção, banheiro, equipamentos, entre outros, que facilitam o conforto e praticidade na hora dotreino, e o profissional não precisa se preocupar com os gastos. Pelo lado contábil é fantástico!”, afirma Luiz, acrescentando que “aacademiatambém possui seu próprio departamento de marketing, e isso pode ajudar a novos alunos procurarem o serviço. Há a comodidade de as pessoas irem até você, além da oportunidade de você aprender novas técnicas e conceitos com outros profissionais que atuam no espaço”.

Por outro lado, também existem desvantagens, como por exemplo, a concorrência de novos profissionais com outros mais experientes, sendo necessária uma melhora na identidade e marketing pessoal. “O início de carreira faz com que o profissional cobre bem menos do que deveria. Mas, o grande problema, é esse professor não saber fazer reajustes com seus clientes. A maioria não faz”, relata Luiz. “Algumasacademiasexigem que o profissional trabalhe no local, impõe o uso de uniformes, exigem que os alunos depersonalfaçam um contrato no mínimo trimestral, definem o espaço que pode ser utilizado paratreino, limita o número de sessões e de clientes para o professor, fiscalizando até seus horários. Você se torna um empregado sem ser empregado”, diz.

Valor do espaço alugado pelo Personal Trainer é de R$ 15 por aluno

“Os formatos de taxas variam entreacademias, sendo que naacademiaonde trabalho são valores fixos separados por horários, de 4 em 4 horas, chamados de blocos.Personaisque são funcionários daacademiatem condições melhores de pagamento e valores menores”, conta Sandro. Por isso, o valor do serviço cobrado pelopersonalvai depender da carga horária, localização e tipo de objetivo, sendo os preços muito relativos. Vale ressaltar que na maioria dasacademiaso contrato não é formalizado, fazendo com que o profissional seja prejudicado. “A maioria faz contrato boca a boca. Alguns proprietários preferem não ter nenhum tipo de vínculo. Por isso, o profissional deve avaliar com muita cautela se realmente irá valer a pena atuar naquele local”, alerta Luiz.

Tipos de clientes para o Personal Trainer

Hoje, existem vários perfis de alunos, tendo em vista idade, sexo e localização daacademia, porém a grande maioria que se interessa por esse serviço são adultos estabelecidos financeiramente, que por causa de problemas desaúde, contratam opersonal, em busca de uma orientação mais adequada. Além disso, há quem procure pela estética. “Temos dois tipos de clientes os vaidosos e os com necessidades. Os vaidosos costumam seguir o ritmo deacademia. Já os com necessidades nem sempre se adaptam aacademiae acabam pedindo para realizarmos os treinos em suas residências ou escritórios, pois sentem o ambiente competitivo”, explica Luiz.

Para ele, essa desmotivação pode ser ocasionada pela postura do profissional, que se limita a sala depersonaldaacademiae não explora novos espaços para por em prática o treinamento. “A gente percebe hoje que, de uma forma ou de outra, a maioria se resume a uma sala depersonal, e às vezes deixa de explorar outros espaços. Por exemplo, tem umaacademiano shopping, o profissional faz tudo apenas lá dentro, e esquece que ao redor existem praças onde atividades ao livre poderiam ser ministradas. O serviço se torna cômodo”, afirma Luiz.

De olho no mercado de Personal Trainer

“O mercado esta muito crescente, sendo a demanda parapersonalmuito grande. Por isso, recomendo que os profissionais avaliem se compensa dar apenas aulas em umaacademiaou criar novas alternativas, como um planejamento que mescla ar livre comacademia, ou até mesmo, um projeto para um estúdio depersonal”, aconselha Luiz, finalizando “o profissional deve acreditar e nunca desistir. Você começa com bastante cliente e depois perde alguns, mas a área da saúde nos apoia e indica, e o mercado está aquecido, devemos apostar”.

Por Jornalismo Portal EF

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